Descrição

Apresentamos aqui uma proposta de planificação de uma obra literária, Rato do Campo e Rato da Cidade, história tradicional adaptada por Alice Vieira. A estruturação foi realizada à luz do Novo Programa de Português, que enfatiza a importância de atividades prévias de escuta e pré-leitura.

 

Rato do Campo e Rato da Cidade

capa livroO conto fala sobretudo do lugar onde vivemos. Sair desse lugar é bom mas regressar é, quase sempre, muito melhor. Reflete que nem sempre damos valor ao que temos, pensando que o outro tem sempre melhor que nós e que é preciso experimentar ou mesmo passar por essas experiências para dar realmente valor ao que temos.

Permite, assim, que façamos uma boa reflexão sobre o que temos, de forma a aprender certos valores, transmitindo mais importância ao que é nosso deixando de parte o que os outros possam ter de melhor. Trata-se, portanto, de um pequeno exercício de reflexão e bastante útil, em termos morais, para as crianças. Além disso, a reconhecida qualidade literária de Alice Vieira, aliada à interação que podemos imprimir à leitura da história faz desta obra do Plano Nacional de Leitura (2ºano, dificuldade II) uma boa escolha para desenvolver competências comunicacionais, de leitura, escrita e CEL.